LOGO_MOLEN-r
EnglishPortugueseSpanish

ESG: O que é, quais os princípios e para que serve

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on pinterest
Share on twitter
Share on skype

ESG: O que é, quais os princípios e para que serve

Devido ao maior nível de consciência social e ambiental das pessoas, a sigla ESG vem sendo cada vez mais abordada em diversos âmbitos corporativos.

Porém, é possível que você ainda tenha algumas dúvidas sobre como esse conceito pode atuar nos cuidados com o meio ambiente e a sociedade como um todo. Por isso, desenvolvemos este conteúdo com perguntas e respostas para que você possa saber mais. Confira!

O que é o conceito de ESG?

Em linhas gerais, ESG significa Environmental, Social and Governance, que nada mais é do que uma abordagem para avaliar critérios ambientais, sociais e de governança corporativa postos em prática nas empresas.

Incluem-se no ESG fatores ambientais que levam em conta o quanto a empresa está comprometida em reduzir desperdícios, emitir menos gás carbônico, atuar em prol da reciclagem, investindo em paisagismos e ambientes verdes, entre outros.

Já nos fatores sociais, considera-se a forma como a empresa proporciona a inclusão e diversidade em sua corporação, visando a erradicação da discriminação, por exemplo.

Por fim, a governança diz respeito à estruturação hierárquica da empresa, suas próprias políticas, canais de denúncias, organização de conselhos, etc.

Por meio dos princípios do ESG é possível desenvolver um negócio mais sustentável, positivo e equilibrado para a sociedade e a comunidade como um todo. Além disso, é válido destacar que os critérios de ESG também são um verdadeiro norte para consumidores e investidores na hora de aceitarem o propósito e a atuação de uma determinada empresa.

A sigla é mencionada pela primeira vez em 2005, resulta

do de uma iniciativa da ONU que visava construir diretrizes que apontassem práticas sociais, ambientais e de governança que fossem mais positivas para todas as pessoas. 

Sendo assim, podemos dizer que o ESG visa exatamente isso: oferecer diretrizes e critérios importantes para que as empresas venham a construir uma maneira de atuar mais justa, saudável, sustentável e positiva para todos.

Quais são os princípios ESG?

Como vimos acima, a tradução literal da sigla significa boas práticas ambientais, sociais e de governança. Sendo assim, podemos dizer que estes são os três principais pilares do ESG presente nas empresas.

Quando há a junção de práticas positivas nas três áreas, desenvolvemos um planeta mais justo, limpo, democrático e organizado. 

Isso pois, por meio dessas práticas, é possível reduzir o preconceito e estigma; construir mecanismos mais inteligentes e sustentáveis; reduzir os impactos ambientais; oferecer ambientes de trabalho mais justos, acolhedores e saudáveis; desenvolver ações sociais que promovam impacto positivo para todas as pessoas; e muito mais.

Para que serve e qual a importância?

O ESG pode ser entendido como um indicador que visa mensurar as ações e os resultados de uma determinada empresa, no que tange às áreas relacionadas aos impactos ambientais, sociais e de governança.

A importância se dá justamente por conta da conscientização que todos esses critérios são capazes de ofertar para uma determinada corporação. Afinal, torna-se viável desenvolver projetos e melhorias que visem ofertar uma atuação mais sustentável e positiva para toda a sociedade.

Além disso, é muito importante que os empreendedores tenham a consciência de que esse tipo de critério é levado em consideração pelos investidores e consumidores. Isso decorre do aumento da consciência ambiental e social por parte das pessoas, que percebem a importância de existirem empresas comprometidas com as mudanças positivas.

Logo, muitas pessoas que consomem diversos produtos e investidores buscam empresas de valor social elevado, ou seja, que contribuem para o desenvolvimento saudável e um mundo melhor. Isto é, procuram empresas que se preocupam com os critérios de ESG.

Como a Molen Planten pode lhe ajudar

Uma empresa que leva em consideração os critérios trazidos pelo ESG se constitui com base nos três pilares.

Dentre eles, encontramos o interesse pela sustentabilidade, maior qualidade de vida aos trabalhadores, e menos impactos ambientais com a redução de gastos energéticos, por exemplo.

Nossa equipe atua justamente com base em todos esses propósitos, visando oferecer a você a oportunidade de implementar medidas sustentáveis na sua empresa. Entenda alguns dos pontos oferecidos pela Molen Planten:

1. Plantas cultivadas de maneira sustentável e sem descarte desnecessário

A equipe da Molen Planten trabalha analisando cada etapa do desenvolvimento de nossas plantas adaptadas para ambientes corporativos, visando aumentar a força e a vitalidade de cada uma delas. 

Além disso, as plantas, que possam porventura sofrer algum dano com o passar do tempo, não são descartadas. Elas voltam para a sede da Molen Planten e recebem o tratamento ideal para voltarem, mais tarde, aos seus devidos projetos de paisagismo.

Assim, não há desperdício ou descarte desnecessário de materiais naturais e plantas.

2. Construção de ambientes corporativos que reduzem estresse e aumentam qualidade de vida

A inclusão de plantas nos ambientes corporativos parte do pressuposto de se criar espaços que elevem a qualidade de vida, a produtividade e o bem-estar dos trabalhadores.

Ao mesmo tempo em que se reduzem os níveis de estresse e ansiedade, o que resulta em um impacto positivo dentro e fora da empresa, pois oferece benefícios que são encaminhados à vida pessoal dos colaboradores.

3. ESG implementado por meio da redução de custos com energia elétrica

O uso de vegetação em ambientes corporativos promove uma melhora na qualidade do ar, ao mesmo tempo em que serve de alicerce para temperaturas mais equilibradas e agradáveis.

Assim sendo, o uso de plantas em ambientes corporativos se torna uma alternativa sustentável, uma vez que o uso de ar condicionado, por exemplo, pode ser reduzido. Consequentemente, essa redução impacta na economia de energia elétrica.

4. Conscientização e contato com a natureza que promove mudanças

O simples fato de a empresa investir em projetos de paisagismo já é atuar dentro de alguns critérios importantes apresentados pelo ESG.

Afinal, torna-se possível elevar o contato dos colaboradores com a natureza, conscientizando sobre a importância de se investir em espaços verdes e naturais em todos os âmbitos de nossas vidas.

Dessa maneira, essa conscientização pode ser levada para fora da empresa, gerando mudanças em toda a sociedade.

Por esses e por tantos outros motivos, você pode contar com a Molen Planten para iniciar projetos sustentáveis e com impactos positivos na sua empresa. Trabalhamos focados em oferecer o que há de melhor nesse sentido, sempre alinhando o nosso projeto às suas necessidades. Entre em contato e saiba mais!

Posts Recentes

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.