No início do inverno muitas coisas começam a mudar: a decoração do espaço de trabalho recebe itens mais quentes, como cortinas mais pesadas ou até mesmo tapetes. Porém, além das pessoas e do ambiente em si, os cuidados importantes com as plantas no inverno também devem ser levados em conta. Afinal, as plantinhas também sentem a mudança das temperaturas.
Por isso, neste conteúdo nós reunimos uma série de dicas que podem ser bastante úteis para você. Acompanhe e saiba mais.
Cuidados com as plantas no início do inverno e nos dias mais frios
Os cuidados com as plantas no início do inverno devem fazer parte do seu checklist a partir de hoje. Isso porque os vegetais também sentem as mudanças de temperatura, especialmente nos casos de exposição ao clima frio.
Veja algumas considerações relevantes quanto a isso:
1. Cuidado com o posicionamento das plantas
Se você tem muitas plantas perto da janela do escritório, certifique-se de impedir que o vento gelado de fora acabe prejudicando a saúde do vegetal.
O ideal é mudar um pouquinho o posicionamento, sempre levando em conta a necessidade da iluminação natural, claro.
Outra medida, para evitar que o frio em excesso prejudique a saúde da planta, é manter as cortinas um pouco mais fechadas, para que o vento não chegue diretamente nas plantas.
2. Cuidado com as mudanças de temperatura com o uso de ar condicionado
Nem todas as plantas são capazes de suportar as mudanças bruscas de temperatura. Isso significa que se você costuma usar ar condicionado quente ou aquecedor no escritório, fique atento para as mudanças que acontecem quando você desliga esses equipamentos.
Ao mesmo tempo, cuidado para não posicionar as plantas muito perto desses equipamentos quentes, evitando que o excesso de calor acabe prejudicando o bem-estar do vegetal.
3. Fique atento ao excesso de umidade
No frio, a tendência é que haja mais chuva e umidade em algumas regiões. Sendo assim, você precisa ficar atento e analisar se as suas plantinhas estão sofrendo com o excesso de umidade.
Deixar as janelas abertas estrategicamente – mas sem que o vento pegue diretamente nas plantas, como falamos antes – é muito importante para que o espaço não fique extremamente úmido.
A circulação de ar é importante para as plantinhas, desde que seja aplicado de forma estratégica.
4. Não exagere na hidratação das plantas
Tendencialmente, no inverno a quantidade de água que evapora das plantinhas é muito menor. Por isso, cuidado com os excessos de rega.
O ideal, inclusive, é investir em vasos para hidrocultura, que garantam a hidratação e nutrição da planta na medida certa. Assim você não corre o risco de prejudicar a saúde da planta.
Cuide das suas plantas nos dias mais frios!
Assim como nós, as plantas também sentem as mudanças de temperatura. Por isso, cuide das suas plantinhas no início do inverno e garanta a saúde e a beleza delas durante toda estação fria.
Acompanhe nossos conteúdos no Blog, para informações sobre a manutenção do seu paisagismo!