Saber escolher plantas para espaços internos é fundamental para que o seu projeto de paisagismo seja o mais bem-sucedido possível. Afinal, não basta reunir diferentes plantas em um ambiente fechado e esperar que todas reajam bem à ideia, concorda?
Pensando nisso, nós da Molen Planten, especialistas em paisagismo corporativo e hidrocultura, preparamos este guia com dicas que podem te ajudar a criar projetos incríveis. Acompanhe e confira!
Veja como escolher plantas para espaços internos!
Existem diferentes pontos de atenção que podemos considerar na hora de escolher plantas para espaços internos.
Desse modo, fica mais fácil selecionar opções que estejam adaptadas a esses ambientes, como as plantas oferecidas pela Molen Planten, que são todas adaptadas para áreas com uso de ar-condicionado e menor incidência de luz natural.
Inclusive, se você quiser fazer o seu projeto de paisagismo ainda mais eficiente, conte com a nossa equipe de especialistas! Estamos à disposição para decorar e renovar o seu espaço interno.
Com isso em mente, vamos agora às dicas de hoje!
1. Luz natural
A luz natural é um ponto de atenção que precisa ser considerado quando pensamos em escolher plantas para espaços internos.
Isso porque, as plantas precisam desse contato com a luz, mesmo que de forma indireta. Obviamente, isso não quer dizer que todas as plantas precisam estar em contato direto com os raios de sol, mas, sim, precisam estar em um ambiente que permita a entrada da luz natural de forma equilibrada.
Sendo assim, pesquise sobre a necessidade de exposição ao sol da planta em questão, sempre tendo em mente que, quanto mais escura a folha da planta, menos contato direto com a luz solar ela precisa. Essa dica pode te ajudar a selecionar as melhores opções.
Veja também: Aluguel de plantas para escritórios: Benefícios e onde encontrar
2. Tamanho do espaço
O tamanho do espaço é outro ponto-chave na hora de escolher plantas para espaços internos.
Pois pare e pense: se você tem uma área limitada para o seu paisagismo, não deve optar por plantas que crescem bastante e podem, com o tempo, “dominar a área”, não é mesmo?
Mas, como saber isso? Bem, é necessário pesquisar as espécies que você mais gosta para saber a que tamanho cada uma pode chegar.
Ou então, pode optar por plantas adaptadas, como as da Molen Planten, que mantêm um tamanho relativamente padrão, reduzindo, inclusive, a necessidade de poda.
3. Clima interior
O clima interior tem um papel muito importante na seleção das plantas. Se o seu ambiente interno usa o ar-condicionado com frequência, por exemplo, é preciso ficar de olho.
Para que as plantas não sofram com esse clima, é importante apostar em plantas previamente adaptadas, como as disponibilizadas na Molen Planten.
Nossas plantas passam por processos de adaptação que garantem uma melhor adaptabilidade aos ambientes fechados e com pouca circulação externa do ar – além de serem adaptadas para os climas mais secos e frios de cômodos que têm o ar-condicionado sendo acionado o tempo todo.
4. Facilidade de manutenção
A facilidade de manutenção deve ser considerada, especialmente se você ou sua equipe de trabalho não têm tempo para cuidar da plantinha diariamente.
A boa notícia é que com os vasos para hidrocultura, por exemplo, você pode ter uma redução significativa nesse tipo de manutenção.
As plantas se manterão hidratadas e nutridas por muito mais tempo, reduzindo a necessidade de regar e adubar com frequência. Além disso, ficarão ainda mais lindas e saudáveis, sem afetar a beleza do seu projeto de paisagismo corporativo.
Entretanto, se você optar por vasos de terra comuns, lembre-se deste tópico! É preciso analisar as necessidades de cada planta, estando atento à periodicidade da rega e adubação de cada espécie.
Caso contrário, as plantas poderão adoecer e perder a vitalidade facilmente, afetando o resultado do seu projeto.
5. Estilo de decoração
O estilo de decoração é outro pilar que não podemos ignorar ao pensar em como escolher as plantas para espaços internos, concorda?
Cada planta tem o poder de criar um efeito visual único, e deve ser posicionada de forma estratégica, proporcionando um acabamento de excelência para a sua decoração.
Mas o que fazer quando não se tem muita experiência nesse assunto? Não tem problema! A equipe da Molen Planten, especialista em paisagismo corporativo e hidrocultura, está aqui para te ajudar a criar um paisagismo impecável.
Nossa equipe desenvolve projetos sob medida, buscando transparecer, no projeto, a essência e a alma da sua empresa.
Dessa forma, é possível conquistar um resultado único e que reflita verdadeiramente as características da sua empresa.
6. Crescimento e poda
Por fim, outro ponto de atenção na hora de escolher plantas para espaços internos é com relação à necessidade de poda.
As plantas precisam de poda regular para continuarem crescendo bonitas e saudáveis. É como se removêssemos o excesso que pode estar usando a energia da plantinha da forma errada. É uma verdadeira purificação.
Porém, cada planta pode ter o seu período e a sua quantidade de podas, que são específicas da espécie.
Por isso, é importante considerar essas necessidades quando estiver escolhendo as suas plantas para ambientes internos. Desse modo, você saberá se a planta será prática ou se exigirá mais atenção no dia a dia.
E assim, poderá selecionar o que pode se encaixar mais adequadamente na rotina da sua empresa, garantindo um projeto de paisagismo de qualidade.
Leia também: Plantas para escritórios: como cuidar?
Escolha suas plantas para espaços internos com a Molen Planten!
Agora que você aprendeu quais pontos de atenção devem ser considerados na hora de escolher plantas para espaços internos, chegou o momento de tirar o seu projeto do papel.
E para isso acontecer da melhor forma, você pode contar com a equipe de especialistas da Molen Planten!
Oferecemos a você plantas adaptadas para ambientes internos, e que se mantêm lindas e saudáveis por muito mais tempo, graças ao sistema de hidrocultura que nutre e hidrata diariamente, na medida certa.
Entre em contato com a gente e vamos juntos transformar o seu ambiente de trabalho em um espaço muito mais acolhedor e que incentive o bem-estar e a criatividade!